Revista Brasil Energia | OTC 2025

Petrobras planeja construir gasoduto na Colômbia

Uma rede de transporte vai ser instalada para levar o gás do projeto Sirius até a costa do país vizinho. A exportação do insumo para o Brasil também está no radar

Por Walter Colton e Fernanda Nunes

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Plataforma de produção do projeto Sirius-2, na Colômbia (Foto: Divulgação Petrobras)

A Petrobras já vislumbra a construção de um gasoduto para levar a produção do bloco colombiano GUA-OFF-O até a costa do país vizinho. A área está localizada a 77 quilômetros de Santa Marta, capital do departamento de Magdalena, no norte do país. 

A informação foi dada pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante participação em painel sobre Brasil na OTC 2025, em Houston, nos Estados Unidos. Em sua palestra, ela ressaltou também a possibilidade de o gás colombiano descoberto no ano passado ser exportado para o Brasil. 

Com a perfuração do poço Sirius-2, a estatal brasileira, junto com a Ecopetrol, descobriu a maior reserva do insumo do país. Foram confirmados mais de 6 trilhões de pés cúbicos (Tcf) in place, o que pode aumentar em 200% as reservas atuais da Colômbia.

"A descoberta de gás lá é realmente boa", disse Chambriard, acrescentando que o consórcio vai continuar explorando a área. "Poderíamos até exportar algum gás para o Brasil se as reservas forem grandes o suficiente”, complementou a executiva.

Chambriard destacou também a margem da África Ocidental e o litoral do Egito como áreas de interesse no exterior e disse que autoridades egípcias procuraram a Petrobras para tratar de investimento no segmento offshore.

Veja outras notícias sobre otc 2025

Últimas