ANP pretende republicar edital da OPC ainda neste ano

Revista Brasil Energia | OTC Brasil 2025

ANP pretende republicar edital da OPC ainda neste ano

O edital do próximo ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) contempla 275 novos blocos exploratórios e cinco áreas de acumulações marginais. Já o novo edital da Oferta Permanente de Partilha (OPP) deve ser publicado em 2026

Por Ana Luisa Egues

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Painel "Exploration and Development in Brazil: Opportunities, Challenges, and Perspectives", realizado na OTC Brasil 2025 (Foto: acervo pessoal)

A ANP pretende republicar o edital da Oferta Permanente de Concessão (OPC) ainda neste ano, informou Marina Abelha, superintendente de Promoção de Licitações na ANP, durante o painel "Exploration and Development in Brazil: Opportunities, Challenges, and Perspectives", realizado nesta quarta-feira (29) na OTC Brasil 2025, no Expo Rio, no Rio de Janeiro (RJ). 

O edital contempla 275 novos blocos exploratórios e cinco áreas de acumulações marginais: Curral de Fora, Sempre Viva, Lagoa Branca e Subaúma Mirim, localizadas na Bacia de Tucano Sul, e Graúna, na Bacia Potiguar. "Isso significa que, a qualquer momento, a gente pode ter a abertura de um novo ciclo", explicou Abelha. 

Para a Oferta Permanente de Partilha (OPP), a expectativa é que um novo edital seja publicado em 2026 com, no mínimo, 10 blocos. "Já é possível abrir um novo ciclo com oito blocos, mas estamos com dois blocos que devem entrar em breve: Cruzeiro do Sul e Mogno. A estrutura de Mogno é parecida com a de Búzios, só que ele é um bloco além das 200 milhas náuticas. Mas esses blocos já possuem manifestação conjunta [do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Meio Ambiente] e a gente já iniciou o processo de revisão de edital", disse a superintendente. 

Além desses 10 blocos, existem outras 16 áreas. "Se a gente tiver a manifestação conjunta desses 16 blocos, poderemos ter até 26 blocos no novo edital da OPP. Por enquanto, a gente segue na expectativa dessas autorizações ambientais", completou Marina. 

Em relação à OPC, Marina informou que existem mais de mil blocos esperando a manifestação conjunta do MME-MMA. 

Veja outras notícias sobre otc brasil 2025

Últimas