
Platts vai passar a publicar preços de gás das transações da TAG
Platts vai passar a publicar preços de gás das transações da TAG
As transações envolvem a aquisição de GUS (Gás para Uso do Sistema) e as operações de balanceamento operacional da rede. De acordo Ovidio Quintana, diretor Comercial e Regulatório da transportadora, a iniciativa tem como objetivo dar transparência de informações ao mercado

A Platts, empresa da S&P Global Commodity Insights, passará a publicar, em seu site, os resultados dos processos concorrenciais de gás natural da TAG, anunciou Ovidio Quintana, diretor Comercial e Regulatório da transportadora nesta quinta-feira (11), em conversas com jornalistas durante a Rio Pipeline & Logistics 2025, no Rio de Janeiro (RJ). Os processos concorrenciais englobam a aquisição de GUS (Gás para Uso do Sistema) e as operações de balanceamento operacional da rede.
Antes do anúncio, os resultados dos processos eram publicados somente no site da TAG e na Plataforma Eletrônica de Gás (PEG), que está disponível dentro do Portal de Oferta de Capacidade (POC). Agora, os resultados dessas operações também passarão a ser divulgados no Platts Gas Daily, publicação da Platts, ao final do dia, a partir da semana que vem. O horário utilizado será o de Houston, no Texas, onde a equipe de gás natural das Américas da Platts está baseada.
"Isso ajuda na formação de índice de preço no Brasil, que é algo muito maduro em outros mercados. E acho que isso vai fazer com que novos agentes também queiram divulgar as suas informações através da Platts", explicou Quintana.
De acordo com o diretor, o objetivo da TAG com a iniciativa é dar transparência de informações ao mercado, de modo que isso ajude a baratear o custo para o usuário. "A redução do preço está ligada à competição, e isso acontece em qualquer mercado. No fundo, mercado é oferta e demanda. E essa dinâmica ajuda muito no fortalecimento dessa referência de preço", continuou.
"Com mais transparência de preço, conseguimos aumentar o número de participantes no mercado. E isso traz mais liquidez para o mercado", pontuou Paula Bianca do Carmo, Global Market Engagement Lead, Strategic Engagement & Intelligence Group da S&P Global.
Segundo Quintana, a intensificação do uso da plataforma de balanceamento é a semente para uma plataforma de comercialização para troca direta entre agentes. "Essas trocas todas que estamos falando são entre transportador e agente, por questões operacionais. Mas isso é a semente direta para intensificar as trocas diretas no ambiente líquido entre os agentes, fortalecendo o mercado spot", finalizou.
Veja outras notícias sobre rio pipeline 2025
